InovaçãoTelecom

Itaú amplia uso de APIs Open Gateway da Vivo

Banco, o primeiro a aderir ao Open Gateway, incorporou as APIs KYC (Know Your Customer), Device Location, Device Status, Number Verification, QoD (Quality on Demand), Tenure e Scam Signal — estas três últimas em fase de testes — que se somam à API SIM Swap, usada desde 2023.

O Itaú o uso das APIs da plataforma Open Gateway da Vivo. Entre as novas APIs incorporadas estão KYC (Know Your Customer), Device Location, Device Status, Number Verification, QoD (Quality on Demand), Tenure e Scam Signal — estas três últimas em fase de testes — que se somam à API SIM Swap, já utilizada desde 2023 para detectar trocas de chip que podem indicar tentativas de fraude.

Essas soluções permitem validar identidades, aferir a qualidade da rede, localizar dispositivos e identificar sinais de golpe com mais precisão e agilidade, aumentando a confiabilidade das transações e a proteção dos dados dos clientes. O Itaú foi o primeiro banco a aderir ao Open Gateway, em anúncio oficial feito no Mobile World Congress, em Barcelona, em 2024.

“As novas APIs nos permitem oferecer jornadas mais seguras e fluídas para milhões de clientes, ao mesmo tempo em que aprimoramos nossa capacidade de resposta a ameaças cada vez mais sofisticadas”, explica Augusto Nellessen, superintendente de Tecnologia do Itaú Unibanco.

Com a expansão do escopo, a Vivo e Itaú evoluem a parceria no ecossistema Open Gateway, atuando não apenas no fornecimento das APIs, mas também no desenvolvimento de soluções sob medida.Estas novas APIs foram agregadas de forma estratégica no IU Open Gateway, plataforma interna do banco que permite aos seus desenvolvedores acessarem, testarem e aplicarem APIs das operadoras de forma padronizada, segura e eficiente, acelerando a inovação em produtos e serviços digitais.

Resultados promissores


A funcionalidade KYC, integrada à IU Open Gateway, registrou mais de três milhões de consultas até abril deste ano, contribuindo para uma redução de custos de cerca de 15% e um ganho de 10% na performance da análise da base de clientes via API.

“Ao expor nossas capacidades de rede por meio das APIs do Open Gateway, estamos colaborando para que o Itaú aprimore seus mecanismos de autenticação e prevenção a fraudes com mais precisão e agilidade. Esse trabalho conjunto contribui diretamente para uma jornada digital mais segura, eficiente e alinhada às expectativas dos clientes, mostrando o papel estratégico das nossas redes na transformação do setor financeiro”, explica Leonardo Silva, head de B2B Messaging, CPaaS e Open Gateway da Vivo.

A iniciativa Open Gateway é um movimento global que visa padronizar o acesso às capacidades das redes móveis por meio de APIs abertas, interoperáveis e seguras. O objetivo é fomentar a inovação em larga escala em setores como finanças, varejo, saúde e governo. No Brasil, a Vivo é uma das protagonistas dessa agenda, disponibilizando APIs para empresas de diversos segmentos e impulsionando um ecossistema digital mais conectado e resiliente.

Botão Voltar ao topo