Inovação

Para competir com os mais ricos, Lula defende uma Inteligência Artificial do Sul Global

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou nesta quinta, 13/6, durante a 112ª Conferência Internacional do Trabalho, organizada pela Organização Internacional do Trabalho, em Genebra, Suíça. Lula abordou a taxação dos super-ricos e a destruição causada pelas guerras. E voltou a defender o projeto de inteligência artificial (IA) desenvolvido pelo Sul Global.

Lula alertou sobre o risco de a IA reforçar desigualdades geopolíticas, sociais e de gênero, caso seus benefícios não sejam distribuídos de forma justa. “Precisamos de um projeto de inteligência artificial do Sul Global”, disse Lula, ressaltando que essas ferramentas são meramente o uso de dados pessoais por empresas privadas. “É tarefa revolucionária mudar esse quadro”, concluiu ele. 

“Precisamos buscar as melhores experiências onde quer que elas estejam para que a gente possa colocar em prática no mundo inteiro. A OIT tem obrigação de trabalhar junto com a ONU e com os países pra que a gente construa um projeto de Inteligência Artificial que seja do Sul Global, pra que a gente possa competir com os países mais ricos,” afirmou Lula.

Ele destacou que um terço da população mundial está fora da internet, com uma parcela ainda maior sem acesso significativo à conectividade, e que a inclusão digital é essencial para a democratização dos benefícios da IA.


Botão Voltar ao topo