Qualcomm faz hackaton de inteligência artificial
Evento no Cubo Itaú, em São Paulo, tem inscrições até 23h59 de 20 de agosto

A Qualcomm está com inscrições abertas para o Edge AI Developer Hackathon, uma imersão de dois dias voltada para desenvolvedores e entusiastas que desejam levar a inteligência artificial para a borda da rede. O evento acontecerá no Cubo Itaú, em São Paulo, e promete colocar à prova a criatividade e a capacidade técnica de 100 profissionais do setor.
Os participantes, divididos em equipes de quatro a seis integrantes, terão como missão desenvolver aplicações práticas e inovadoras de IA que funcionem integralmente em dispositivos Dell Latitude 5455, equipados com o processador Snapdragon X Plus. O grande diferencial tecnológico está no aproveitamento da potência das NPUs (Unidades de Processamento Neural) desses PCs com Copilot+, capazes de oferecer um desempenho de até 45 TOPS (Operações de Trilhões por Segundo). Isso permite que a IA processe dados localmente, no dispositivo, sem depender da nuvem, resultando em maior velocidade, privacidade e eficiência.
O hackathon não impõe restrições temáticas. O objetivo central é que as equipes apresentem casos de uso criativos e totalmente funcionais para a IA na borda, seja na área da saúde, logística, varejo, entretenimento ou qualquer outro segmento que demonstre o potencial transformador da tecnologia.
As inscrições para o hackathon estão abertas e podem ser feitas até as 23h59 de 20 de agosto. Os 100 desenvolvedores selecionados serão anunciados em 23 de agosto, ao meio-dia. Cada integrante da equipe vencedora receberá um óculos de realidade aumentada Ray-Ban Meta.
O evento é uma realização da Qualcomm em parceria com a Dell Technologies, que fornece o hardware, e com a Arklok, empresa especializada em locação e outsourcing de equipamentos de TI, que garante a infraestrutura necessária para a competição.