Sony desenvolve sistema que identifica jogador por movimentos no controle
Em um mundo de registros digitais permanentes, que reforçam as preocupações com a privacidade dos dados, até os videogames vão saber exatamente quem é que está jogando. Assim indica o pedido apresentado pela Sony ao escritório de patentes dos Estados Unidos, que descreve um sistema pelo qual sensores no PlayStation poderão identificar quem está jogando pela maneira de usar o controle.
“Um sistema para identificar um usuário de um controle inclui (…) sensores configurados para detectar a interação no controle pelo usuário, o transmissor dos dados da telemetria, o perfil para recolher os dados… Relações entre certas propriedades dos dados são capazes de identificar unicamente um usuário entre uma pluralidade de usuários”, diz o documento, divulgado originalmente pela SegmentNext e pela Ars Technica.
Durante o uso do videogame, o sistema usaria os sensores para registrar a posição do jogador, aceleração, velocidade angular, orientação, movimentação, o tempo exato para apertar um botão, que alimentam o perfil de cada jogador de forma a uma ponderação estatística capaz de apontar com razoável precisão aquela identificação única.
A justificativa da fabricante japonesa é pela capacidade de identificar que determinado perfil em uso no videogame está sendo utilizado pelo real criador daquele perfil. “Com a disseminação de conectividade internet nos consoles, se tornou comum usar a mesma conta em diferentes consoles. Isso é desejável, mas em geral implica em outros verem a senha ou em situações em que esquece de desativar o perfil”, sustenta.