Inovação

Spotify começa a usar inteligência artificial para traduzir podcasts

O aplicativo de streaming de aúdio Spotify lançou um programa piloto limitado que usa inteligência artificial para traduzir automaticamente podcasts em vários idiomas, usando tecnologia de síntese de voz da OpenAI para preservar a voz original do locutor.

O recurso visa oferecer uma experiência auditiva mais autêntica em comparação à dublagem tradicional. Mas também poderia introduzir erros de linguagem que são difíceis de detectar pelos falantes não nativos, uma vez que a tradução automática está longe de ser uma tecnologia perfeita.

No comunicado em que o Spotify apresenta seu ‘Voice Translation’, diz que o sistema pode traduzir vozes inglesas para espanhol, francês e alemão, mantendo as características vocais distintas do locutor. O recurso está sendo usado atualmente apenas com podcasters selecionados, como Dax Shepard, Monica Padman, Lex Fridman, Bill Simmons e Steven Bartlett.
“Acreditamos que uma abordagem cuidadosa à IA pode ajudar a construir conexões mais profundas entre ouvintes e criadores, um componente-chave da missão do Spotify de desbloquear o potencial da criatividade humana”, disse Ziad Sultan, vice-presidente de personalização do Spotify, no anúncio.
O Spotify afirma que os episódios traduzidos estarão disponíveis em todo o mundo para usuários Premium e Gratuitos. Os usuários podem acessar as traduções através do “Now Playing View” do Spotify para episódios suportados ou um Voice Translations Hub dedicado que continuará a adicionar mais conteúdo traduzido.

Botão Voltar ao topo