TJSP lança inteligência artificial para advogados que analisa petições
Sistema disponível no e-Proc faz a leitura do texto e apresenta sugestões

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) lançou uma nova funcionalidade no sistema e-Proc que utiliza inteligência artificial (IA) para auxiliar advogados, defensores, promotores e demais usuários na classificação do assunto de processos no momento do peticionamento inicial. A ferramenta analisa automaticamente o conteúdo da petição e sugere os temas mais compatíveis, com base em milhares de casos já cadastrados. A decisão final, no entanto, continua sendo do usuário, que pode aceitar a sugestão ou escolher manualmente outra opção.
Para usar o recurso, basta ativar a opção “Apoio por Inteligência Artificial”, disponível no canto superior esquerdo da tela de peticionamento, e anexar o documento. O sistema faz a leitura do texto e apresenta uma ou mais sugestões de classificação — sem preenchimento automático. A novidade visa agilizar o processo, especialmente em casos complexos ou com múltiplas possibilidades de enquadramento, mantendo a autonomia do profissional.
Outra atualização no e-Proc, desta vez voltada ao público interno do TJSP, permite o acesso ao sistema utilizando o mesmo login e senha da rede corporativa (Active Directory — AD), já usados para o e-mail institucional. A medida faz parte da estratégia do Judiciário paulista para modernizar e integrar seus fluxos de trabalho, aumentando a eficiência e a segurança no acesso aos sistemas.