Internet

87 milhões de brasileiros compraram pela internet em 2019

Uma pesquisa da empresa de comércio eletrônico Nuvemshop indica que 87 milhões de consumidores brasileiros fizeram compras pela internet em 2019, o que significa um aumento de 19% sobre 2018. 

Segundo esse levantamento, o número de vendas online quase dobrou, passando de R$ 275 milhões (2018), para mais de 450 milhões (2019), um aumento de 79,5%. 

Os produtos mais comprados são de moda, vestuário, saúde, beleza e acessórios, com quase 70% do total em 2019 e 62% em 2018. Já o maior ticket médio ficou por conta das compras de viagens, em ambos os anos analisados, com uma média de R$ 3 mil. O segundo lugar em gastos mudou nos últimos dois anos, sendo que em 2019 foi ocupado por pelos eletrônicos (R$ 542) e em 2018 pelos esportivos (R$ 392).

Dispositivos móveis foram os meios preferidos pelos consumidores para compras no último ano, com 65,61% das transações analisadas. Os desktops, por sua vez, ficaram com uma fatia de 17,25%. Em 2018, 57% das compras tinham sido realizadas por celulares e 43% por computadores.

Também houve aumento nas vendas por meio das redes sociais. Os dados evidenciam o sucesso do Instagram, que cresceu 16%, resultado inversamente proporcional ao Facebook. A primeira rede reuniu 75% das transações neste ano, enquanto a segunda respondeu por 21% delas.


Natal e Black Friday foram mais uma vez as datas preferidas e, juntas, superam os R$ 28 milhões de vendas em 2019. A Black Friday liderou o ranking com 8,74 pedidos por minuto, registrando um faturamento 49% maior que a edição de 2018. O Natal, por sua vez, teve uma receita 22,4% maior se comparada ao ano anterior, além de 3,1 transações por minuto.

Botão Voltar ao topo