87 milhões de brasileiros compraram pela internet em 2019
Uma pesquisa da empresa de comércio eletrônico Nuvemshop indica que 87 milhões de consumidores brasileiros fizeram compras pela internet em 2019, o que significa um aumento de 19% sobre 2018.
Segundo esse levantamento, o número de vendas online quase dobrou, passando de R$ 275 milhões (2018), para mais de 450 milhões (2019), um aumento de 79,5%.
Os produtos mais comprados são de moda, vestuário, saúde, beleza e acessórios, com quase 70% do total em 2019 e 62% em 2018. Já o maior ticket médio ficou por conta das compras de viagens, em ambos os anos analisados, com uma média de R$ 3 mil. O segundo lugar em gastos mudou nos últimos dois anos, sendo que em 2019 foi ocupado por pelos eletrônicos (R$ 542) e em 2018 pelos esportivos (R$ 392).
Dispositivos móveis foram os meios preferidos pelos consumidores para compras no último ano, com 65,61% das transações analisadas. Os desktops, por sua vez, ficaram com uma fatia de 17,25%. Em 2018, 57% das compras tinham sido realizadas por celulares e 43% por computadores.
Também houve aumento nas vendas por meio das redes sociais. Os dados evidenciam o sucesso do Instagram, que cresceu 16%, resultado inversamente proporcional ao Facebook. A primeira rede reuniu 75% das transações neste ano, enquanto a segunda respondeu por 21% delas.
Natal e Black Friday foram mais uma vez as datas preferidas e, juntas, superam os R$ 28 milhões de vendas em 2019. A Black Friday liderou o ranking com 8,74 pedidos por minuto, registrando um faturamento 49% maior que a edição de 2018. O Natal, por sua vez, teve uma receita 22,4% maior se comparada ao ano anterior, além de 3,1 transações por minuto.