Anatel dos EUA autoriza Wireless Broadband Alliance a ser um AFC na faixa de 6GHz
Foram quatro anos de testes e a autorização recém-saiu na FCC, o órgão regulador de Telecom norte-americano. O AFC é crítico ao gerenciamento de espectro na faixa, disputada pelos provedores Wi-Fi e teles. No Brasil, a Abrint é um candidato a ser um AFC.
A Wireless Broadband Alliance (WBA) foi aprovada como Operadora de Coordenação Automatizada de Frequência (AFC) pela Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos Estados Unidos, após quatro anos de desenvolvimento e testes de laboratório e testes públicos com todas as partes interessadas dos EUA. A decisão é relevante para o melhor uso dos 1200 Mhz da faixa de 6GHz.
AFC é uma tecnologia crítica para o gerenciamento do espectro de 6 GHz e para garantir a melhor experiência do usuário. Isso porque a AFC permite o uso de energia padrão por dispositivos como Wi-Fi 6E, ao mesmo tempo em que protege as operações estabelecidas que já utilizam o espectro, como links de operadoras móveis ponto a ponto e implantações de acesso fixo sem fio (FWA).
O AFC alocará automaticamente o canal e a intensidade de potência que um dispositivo pode usar em tempo real com base em solicitações feitas por meio de Operadores AFC para um banco de dados de espectro centralizado. A base de dados terá conhecimento dos canais disponíveis, de outros operadores próximos, e garantirá o cumprimento das regras estabelecidas pelos reguladores de um país, garantindo a atribuição independente da utilização do espectro.
“A WBA tem trabalhado com seus membros há mais de quatro anos para tornar realidade sua visão de combinar Wi-Fi 6E, Wi-Fi 7 e 6Ghz AFC, já que o AFC é um componente crítico para o uso de energia padrão em 6Ghz. A WBA continuará a defender a implantação desses padrões globalmente e incentivamos todas as operadoras de telecomunicações e fornecedores de Wi-Fi a se envolverem na implantação do AFC para maximizar os benefícios do uso do novo espectro na banda de 6 Ghz”, comemorou o CEO e Presidente da WBA, Tiago Rodrigues.
Outros 12 candidatos a operadores AFC ainda aguardam a autorização. São eles: Broadcom; Google; Comsearch; Sony Group; Kyrio; Key Bridge Wireless; Nokia Innovations; Federated Wireless; Wi-Fi Alliance (WFA); Qualcomm; Plume Design; and RED Technologies. No Brasil, um dos candidatos a operar o AFC nacional é a Abrint.