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Apple fica com 36% da receitas da Google em acordo de buscas

O Google paga à Apple 36% da receita que obtém com publicidade em buscas feita por meio do navegador Safari, disse na segunda, 13/11, o principal especialista em economia da unidade Alphabet.

Kevin Murphy, professor da Universidade de Chicago, divulgou o número durante seu depoimento em defesa do Google no julgamento antitruste do Departamento de Justiça em Washington.

John Schmidtlein, principal litigante do Google, encolheu-se visivelmente quando Murphy disse o número, que deveria permanecer confidencial.

Tanto o Google quanto a Apple se opuseram a revelar publicamente detalhes sobre seu acordo. Num processo judicial na semana passada, o Google argumentou que revelar informações adicionais sobre o acordo “prejudicaria injustificadamente a posição competitiva do Google em relação aos concorrentes e outras contrapartes”.

As empresas mantêm uma parceria desde 2002 que torna o Google o mecanismo de busca padrão no Safari da Apple. Hoje esse acordo é o mais importante dos acordos padrão do Google, já que define o mecanismo de busca do iPhone, o smartphone mais usado nos EUA.


O Departamento de Justiça tem como alvo esse acordo, pois é evidente que o Google mantém ilegalmente o seu domínio sobre os motores de busca e os mercados de publicidade em buscas.

A Apple não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. O Google se recusou a comentar.

* Com informações da Bloomberg

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