Black Friday dá gás às vendas, mas fica longe do desempenho de 2016
A Black Friday ajudou as vendas, tanto online como nas lojas, mas a data de promoções, se levou bastante gente às compras, viu o resultado crescer menos do que no ano passado. Segundo levantamentos para ambos os segmentos, enquanto os negócios pela internet cresceram 10,3%, nas lojas físicas a alta foi de 4,9%.
Os percentuais, no entanto, são inferiores ao ano de 2016 em ambos os casos. Segundo a Ebit, que monitora as vendas online, a alta superior a 10% este ano foi bem menor que o crescimento de 17% registrado no mesmo dia de promoções no ano passado.
Já uma pesquisa da Serasa feita a partir das vendas nos comércios de rua e shoppings centers também indicou um 2017 menos aquecido. O crescimento de 4,9% nas vendas este ano – no caso, considerando-se toda a semana passada – foi bem menor que os 11% que o mesmo levantamento verificou em 2016.
Segundo a Ebit, as vendas online registraram faturamento de R$ 2,1 bilhões considerando-se somente os dias 23 e 24 de novembro, quinta e sexta-feira. O número de pedidos cresceu 14%, de 3,30 milhões para 3,76 milhões, enquanto o tíquete médio caiu 3,1%, de R$ 580 para R$ 562, na comparação entre os períodos.
As compras realizadas por meio de dispositivos móveis representaram 26,5% do total, e nesse caso o uso desses aparelhos foi bem maior – 41,5% sobre os números de 2016. Os eletrodomésticos representaram 16% dos pedidos, enquanto a categoria de moda e acessórios representou 12%.