Brasil sai na frente e abre dados de infraestrutura de fibra óptica
A nova secretária-geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Doreen Bogdan-Martin, anunciou nesta quinta-feira, 17/11, pelo Twitter, que o Brasil é o primeiro país a tornar público os dados da infraestrutura de rede terrestre. A Anatel replicou a informação também no microblog.
Segundo Bogdan-Martin, eleita na Conferência Plenipotenciária da UIT em outubro passado, o “Fibre Open Data pode promover maior conhecimento da infraestrutura de TICs para um processo informado de tomada de decisão e de [criação de] soluções inovadoras para conectar os desconectados”. No mapa há camadas da rede de fibra já operacional, além de opções para exibir infraestrutura em construção e planejada.
O mapeamento utiliza os dados da iniciativa Giga Global, uma parceria da entidade com a Unicef e focada na conectividade em escolas. O mapa de infraestrutura utiliza os dados abertos do Brasil para identificar as opções de Internet para as escolas.
O mapa da Giga pode ser acessado pelo site do Project Connect e traz informações atualizadas diariamente com número de escolas (e quantas são conectadas), velocidade média da banda larga e distribuição da conectividade por classificação de qualidade – boa, moderada, sem conectividade e sem dados disponíveis. Por sua vez, esse mapa é abastecido com a compilação de dados do governo brasileiro, UIT, NIC.br, Ericsson e Meta.