
A Entidade Administradora de Faixa (EAF) concluiu na quinta, 20/2, a instalação do cabo subaquático da Infovia 02 no leito do Rio Solimões, parte do Programa Norte Conectado. O projeto vai levar conexão de internet de alta velocidade a 13 municípios do Amazonas, beneficiando cerca de 370 mil pessoas.
Com investimento de R$ 268 milhões, a infraestrutura cobrirá mais de mil quilômetros com cabos de fibra óptica, alcançando municípios como Tefé, Alvarães, Uarini, Fonte Boa, Jutaí e Tabatinga. Em Belém do Solimões, o projeto também atenderá aproximadamente 12 mil indígenas distribuídos em 30 aldeias.
“Estamos concluindo uma importante etapa para levarmos internet à população do Amazonas, especialmente às pessoas que vivem em áreas de difícil acesso”, afirmou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Após o trecho de Tabatinga, os trabalhos continuarão por via terrestre a partir de Belém de Solimões.
A infraestrutura será conectada às redes metropolitanas, também implementadas pela EAF, levando conexão de alta capacidade para escolas públicas, unidades de saúde, prefeituras, tribunais e organizações das Forças Armadas. As localidades beneficiadas também contarão com praças públicas equipadas com Wi-Fi.
“A conclusão do lançamento do cabo representa uma etapa técnica importante para a expansão da conectividade na Região Amazônica”, explica Leandro Guerra, CEO da EAF. Segundo ele, o trabalho considerou os desafios logísticos e ambientais únicos da região.
A Infovia 02 é parte de um projeto maior que prevê a implementação de oito infovias nos rios da Amazônia. A EAF é responsável por construir seis delas, totalizando mais de 9 mil quilômetros de cabos subaquáticos, com investimento de R$ 1,34 bilhão proveniente do leilão do 5G.
A entidade já concluiu a implementação da Infovia 03, conectando Belém (PA) e Macapá (AP), enquanto a Infovia 04 – que passa por municípios do Amazonas e Roraima – está em fase de implementação da infraestrutura terrestre. As Infovias 05, 06 e 08 fazem parte da segunda etapa do projeto.