Demanda é fraca por redes 5G, melhor para FWA
A demanda por equipamentos de transporte móvel de retorno está projetada em US$ 24,5 bilhões nos próximos cinco anos. Este número representa a quantidade cumulativa de sistemas de transporte que serão implantados de 2024 a 2028.
“Reduzimos a previsão de curto prazo em aproximadamente 6%, uma vez que as implementações de 5G desaceleraram drasticamente em algumas operadoras, enquanto outras estão atrasando as implantações”, disse Jimmy Yu, vice-presidente do Grupo Dell’Oro.
“No entanto, acreditamos que todas as operadoras acabarão por implementar o 5G em todo o seu potencial. Portanto, acreditamos que o ciclo de construção do 5G será mais gradual e calculado. Assim, transplantámos a redução na procura de backhaul móvel prevista em 2024 e 2025 para os últimos anos do período previsto, criando um aumento mais moderado na procura ao longo dos próximos cinco anos”, acrescentou Yu.
Ainda segundo o relatório de previsão de 5 anos de transmissão de microondas e backhaul móvel de julho de 2024, a demanda por equipamentos de backhaul móvel, consistindo de sistemas sem fio e de fibra, para uso em redes 5G deverá crescer a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de cinco anos de 13%.
Além disso, o uso de sistemas sem fio para backhaul deve crescer a uma taxa mais elevada do que os sistemas de fibra nos próximos cinco anos, uma vez que se espera que ocorram mais implementações de rádio móvel em países que utilizam principalmente sistemas de transmissão de microondas ponto a ponto para backhaul móvel.