Internet

Elon Musk dispara contra Apple: se vendeu por nada para o OpenAI

O bilionário Elon Musk revelou toda a sua insatisfação com a Apple e a sua estratégia para inteligência artificial. Ele se irritou especialmente com a parceria entre a Apple e a OpenAI, criadora do ChatGPT.

Em um post no X (antigo Twitter) publicado segunda-feira (10), o CEO da Tesla e do X (ex-Twitter) disse que baniria dispositivos da Apple em suas empresas — que incluem SpaceX e X, entre outras — se a fabricante do iPhone prosseguisse com seus planos de IA anunciados no primeiro dia do evento Worldwide Developers Conference (WWDC 2024).

Se a Apple “integrar a OpenAI no nível do sistema operacional”, Musk disse que isso constituiria “uma violação de segurança inaceitável”. Musk continuou: “A Apple não tem ideia do que realmente está acontecendo quando entregam seus dados para a OpenAI”, disse Musk em um post separado. “Eles estão te vendendo por nada.”

Sob um novo sistema de “Inteligência da Apple”, a IA será usada para produzir um assistente de voz Siri mais inteligente e oferecer ferramentas mais personalizadas aos usuários. A tecnologia da OpenAI suportará algumas dessas novas ferramentas — por exemplo, permitindo que os usuários façam perguntas ao ChatGPT através de seus dispositivos Apple.

Greg Brockman, presidente da OpenAI, disse que o ChatGPT seria integrado aos sistemas operacionais da Apple para iPhones, iPads e computadores Mac. “Estamos fazendo uma parceria com a Apple para integrar o ChatGPT diretamente no iOS, iPadOS e macOS. Estará disponível ainda este ano, muito empolgante!” ele postou no X.


Musk, que cofundou a OpenAI em 2015, agora dirige uma empresa rival chamada xAI. Ele tem uma relação conturbada com sua antiga empresa e com o CEO Sam Altman, e está processando ambos por alegadamente violarem o acordo de fundação da OpenAI e se desviarem de sua missão sem fins lucrativos.

A OpenAI, em documentos legais, descartou essas alegações como “frívolas”, “extraordinárias” e “uma ficção”, e sugeriu separadamente que Musk está essencialmente com ciúmes por não estar mais envolvido com a empresa, dado o seu sucesso.

Botão Voltar ao topo