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E-mail e SMS morreram? O B2B nacional prova que eles estão cada vez mais usados

O e-mail supera as mensagens instantâneas e aparece como o principal canal de comunicação nas empresas, revela pesquisa feita pela Infobip, a partir da análise de cerca de 153 bilhões de interações para desvendar os hábitos e tendências de comunicação para o futuro. O uso do e-mail cresceu  91% no ano passado, apesar das reclamações recorrentes sobre lotação de caixas de entrada. O e-mail é o mais usado, por exemplo, pelo varejo e o comércio eletrônico.

Fica evidente que o aumento do uso de mensagens instantâneas, como SMS e WhatsApp, mostra um interesse crescente em formas de contato mais rápidas, ágeis e pessoais. Por isso, é esperado que cada vez mais as empresas se aproveitem do contato constante dos clientes com o celular para desenvolver suas estratégias de marketing e comunicação.  Os canais favoritos para interação empresa-consumidor no Brasil:

E-mail

O uso do e-mail aumentou 91% em 2022, tornando-se o meio com maior crescimento. Individualmente, esse dado pode parecer surpreendente, já que as reclamações de caixa de entrada lotadas são comuns. Entretanto, este é o principal meio de comunicação do varejo e e-commerce, tendo aumentado em 155% a interação com clientes por e-mails.

WhatsApp


Sem surpresas, o WhatsApp firma-se como uma das plataformas preferidas e mais versáteis da América Latina. Em um comparativo entre 2021 e 2022, o WhatsApp está mais uma vez posicionado como um dos canais com maior aumento no uso (80%), chegando a mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo. Boa parte disso se deve à pluralidade de conteúdo disponível – a plataforma permite envio de mensagens de texto, áudio, stickers, gifs, imagens e vídeos, entre outros.

Outra vantagem do WhatsApp é o imediatismo, como mostrou a pesquisa da Infobip: 88% dos brasileiros abrem o app todos os dias, segundo um levantamento feito pela Mobile Time/Opinion Box, patrocinado pela Infobip, garantindo às empresas acesso constante à comunicação com o cliente. Afinal, devido à rapidez nas interações, ele é o favorito para chatbots (chats de respostas automáticas): em 2022, 99% das interações de atendimento ao cliente e chatbot aconteceram através do WhatsApp. Os setores financeiro e bancário são os principais do meio, e cresceram 134% na plataforma neste período.

SMS

O SMS, outro clássico da comunicação mobile, não ficou muito atrás, já que em 2022 registrou crescimento de 75%. Ao contrário do que se pode pensar em um primeiro momento – que as mensagens SMS estão destinadas a ficar no passado, a plataforma é considerada um “coringa” da telecomunicação. De fato, esse canal ainda apresenta grande perspectiva de crescimento, estando entre as melhores taxas de abertura, ou seja, a quantidade de pessoas que abre a mensagem recebida, e funcionando em estratégias que visem aumentar engajamento, impulsionar campanhas de marketing, reforçar segurança do usuário e fornecer atualizações rápidas.

RCS

Um dos exemplos do futuro promissor das telecomunicações é o RCS. A plataforma é baseada no envio de SMS, mas com um diferencial: empresas podem adicionar imagens, carrosséis, links, vídeos, gifs além de não terem limite de caracteres.. O aumento de interações gerais em RCS foi de 62%. Além disso, ele é o favorito das telecomunicações, área na qual teve um aumento impressionante de 1.062% neste ano.

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