Falha do DNS tira Facebook, Instagram e WhatsApp do ar
ATUALIZADA –Uma falha no DNS- semelhante a reportada pela Akamai em julho, e que paralisou diversos sites no mundo e no Brasil – seria a responsável pela queda dos serviços do Facebook, Instagram e WhatsApp. Um ataque hacker não está descartado. A falha no DNS foi constatada por diferentes agências internacionais, entre elas a Reuters. Serviço começa a voltar depois de mais de seis horas de paralisação.
O DNS permite que os endereços da web levem os usuários aos seus destinos. Especialistas em segurança que rastreiam a situação dizem que a interrupção pode ter sido provocada por um erro de configuração, que pode ser resultado de um erro interno, embora a possibilidade de uma sabotagem por um insider não tenha sido descartado.
Um ataque externo foi considerado menos provável. Mas um ataque massivo de negação de serviço (DDoS) não é descartado também, mas exigiria uma técnica muito inovadora dos cibercriminosos.
O Facebook reconheceu que os usuários estavam tendo problemas para acessar seus aplicativos, mas não forneceu quaisquer especificações sobre a natureza do problema ou quantos foram afetados pela interrupção. “Estamos trabalhando para fazer as coisas voltarem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, disse o Facebook.
O certo é que a instabilidade custou aos acionistas da rede social. Com quase 2 bilhões de usuários ativos por dia, as ações da rede social apresentaram uma queda de 5,5% nesta segunda-feira, a pior registrada nos últimos 12 meses.
Mercado
“Embora possa parecer uma falha imensa em todos esses serviços e aplicativos, o motivo é provavelmente um serviço DNS que todos eles usam para rotear suas páginas e serviços para nossos dispositivos”, afirma Lotem Finkelsteen, head de inteligência de ameaças da Check Point Software Technologies.
Segundo Finkelsteen, o DNS é simplesmente o protocolo da Internet para converter as palavras que usamos, como Facebook.com, em uma linguagem que os computadores conhecem – números ou endereço da Internet. “Eles fazem a conversão e nos encaminham para os serviços e aplicativos que pedimos para usar. Quando esse serviço cai, os serviços parecem que estão fora do ar, mas agora estão acessíveis”, informa Lotem Finkelsteen.
Especialistas
Ao portal Ciso Advisor, Rodrigo Meirelles, diretor da Solustic Tecnologia, diz que as informações são de que “os sites do Facebook, WhatsApp, Instagram e muitos outros sites importantes ficaram DOWN, devido a um ataque DDoS em todo o mundo; os ataques vêm de países de Leste a Oeste e vice-versa. Principais países afetados: Estados Unidos, Rússia, China, Chile”.