Internet

Fibra avança e internet chega a 71% dos domicílios rurais

O NIC.br, pelo braço de pesquisas Cetic.br, divulgou nesta terça, 21/6, uma nova edição da TIC Domicílios, com dados sobre a conectividade dos brasileiros em 2021. A quadro geral mostra que ainda existe praticamente uma em cada cinco residências sem acesso à internet no país. Mas há, também, um avanço contínuo que elevou as conectadas de 18% para 82% desde 2008. 

O salto recente mais notável é na conectividade rural. Desde 2017, o número de domicílios rurais conectados cresce duas vezes mais rápido que os urbanos. E entre 2019 o crescimento foi de 20 pontos percentuais, chegando a 71% dos lares com internet no campo, contra 83% nos centros urbanos. 

Números da TIC Domicílios 2021 sugerem que esse desempenho tem relação com a expansão das redes de fibra ótica em áreas rurais. A partir dos dados da pesquisa, se verifica que a fibra puxou a conectividade dos lares rurais, passando de 16% para 39% entre 2019 e 2021. 

“Notadamente, pequenos e médios provedores tiveram crescimento bastante relevante em áreas remotas, então parte do crescimento vem desse fato”, arriscou o diretor do Cetic.br, Alexandre Barbosa. 


Domicílios com acesso à internet na área rural, por tipo de conexão:

Tipo 2019 2021
Banda larga 51% 71%
Fibra 16% 39%
Satélite 16% 10%
Rádio  11% 9%
Celular 33% 20%

Outro gap que vem sendo reduzido é o que separa os conectados mais prósperos e mais pobres. A distância ainda é grande: enquanto 100% da classe A tem acesso à internet, entre as pessoas da classe DE o índice é de 61% – mas era de somente 16% em 2015. 

Parte desse movimento tem relação com a massificação dos smartphones, usados por 99% dos conectados. Mas enquanto o dispositivo é o celular, a maioria das pessoas, independentemente da classe ou da área onde vivem, se vale de conexões fixas e WiFi para navegar. 

O WiFi é usado por 86% dos internautas brasileiros (78% em 2019), predomina em todas as classes sociais (A, 100%; B, 96%; C, 87% e DE, 74%), na cidade (86%) e no campo (80%). Fibra ou cabo são as conexões que predominam tanto nos domicílios urbanos (64%) como rurais (39%), com os acessos móveis respondendo por 17% dos lares na cidade e 20% dos rurais. 

• Veja a pesquisa completa em https://cetic.br/pt/pesquisa/domicilios/

Botão Voltar ao topo