Internet

Google vai deletar contas sem uso por dois anos ou mais

A partir de dezembro, contas do Google com mais de dois anos de inatividade serão excluídas. A política se aplicará apenas a Contas do Google pessoais e não afetará contas de organizações como escolas ou empresas, ou contas com assinatura Google One. A exclusão inclui, além de e-mails e o perfil do Google, o conteúdo do Google Workspace (Gmail, Docs, Drive, Meet, Agenda), YouTube, e Google Fotos.

Antes dessa atualização, vários produtos do Google tinham cronogramas e meios diferentes para declarar qualquer conta inativa. A medida tem como objetivo ampliar a segurança na internet. Contas abandonadas são vulneráveis e, uma vez comprometidas, podem ser usadas por agentes mal intencionados para diversas ações, desde roubo de identidade até disseminação de spam.

As medidas vão funcionar assim:

Embora a política entre em vigor hoje, ela não afetará imediatamente os usuários com uma conta inativa — a exclusão de contas começa apenas em dezembro de 2023;

Será adotada uma abordagem em fases, começando com contas que foram criadas e nunca mais usadas;


Antes de excluir uma conta, serão enviadas várias notificações ao longo dos meses anteriores à exclusão, tanto para o endereço de e-mail da conta quanto para o e-mail de recuperação (caso tenha sido fornecido).

Como manter uma conta ativa

Para evitar a exclusão, é necessário fazer login pelo menos uma vez a cada 2 anos. Se alguém fez login em sua Conta do Google ou em algum de nossos serviços recentemente, sua conta é considerada ativa e não será excluída. A atividade pode ser alguma das ações a seguir, realizadas ao fazer login ou enquanto se está conectado à sua Conta do Google:

Ler ou enviar um e-mail;

Usar o Google Drive;

Assistir a um vídeo do YouTube;

Baixar um aplicativo na Google Play Store;

Usar a Busca do Google;

Usar o Login com o Google para fazer login em um aplicativo ou serviço de terceiros.

O Google Fotos tem uma política de exclusão própria e precisa ser acessado independentemente.

Botão Voltar ao topo