Internet

Gov.br adota IPv6 e novo protocolo chega a 160 sites de governo

Gestão promete que outras plataformas e sistemas também vão migrar para o novo protocolo internet.

O portal único Gov.br e todos os sites integrados à sua estrutura passaram a operar com o protocolo de internet IPv6 desde a quarta-feira 15/10. A mudança marca um passo importante na modernização da infraestrutura digital do governo federal, ao adotar o padrão mais recente para endereçamento e tráfego de dados na internet.

O Gov.br é a principal porta de entrada para os serviços digitais da administração pública federal. O portal reúne mais de 160 portais institucionais e registra cerca de 164 milhões de acessos mensais, concentrando o maior volume de tráfego entre as soluções digitais sob responsabilidade direta do Ministério da Gestão.

O IPv6 é a versão mais recente do Protocolo de Internet (IP), criado para substituir o IPv4 – tecnologia em operação desde 1983 e que já esgotou sua capacidade de endereços. Para manter o funcionamento da rede, o IPv4 depende hoje de soluções paliativas como o compartilhamento de endereços (NAT e CG-NAT), que comprometem desempenho, resiliência e estabilidade da conexão.

Segundo a Secretaria de Governo Digital do MGI, a implementação do IPv6 no Gov.br é apenas o início de um processo mais amplo. Nos próximos meses, outras plataformas e sistemas sob gestão da secretaria também devem migrar para o novo protocolo.


Botão Voltar ao topo