ICP-Brasil impõe o selo WebTrust nos negócios online
O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – Autoiridade Certificadora-Raiz da ICP Brasil – publicou nesta quarta-feira, 19/07, a Resolução nº 119, datada do dia 6 de julho, na qual passa a obrigar a realização de auditorias WebTrust para todas as Autoridades Certificadoras (AC) que emitem certificados aos usuários finais.
“Esse é mais um passo para possibilitar a inserção automática das raízes da ICP-Brasil nos mais diversos navegadores, facilitando o uso dos certificados”, afirmou, por meio de nota oficial, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).
Na realidade a medida vai além. Toda a cadeia de cerfiticadoras da ICP-Brasil terá de passar pelas auditorias feitas pela WebTrust e receber dela um selo de garantia de conformidade com requisitos internacionais de “raízes confiáveis”.
Isso permitirá não somente inserir nos navegadores a Chave-Raíz brasileira, mas também sinalizar ao e-commerce mundial que esta chave adota todos os requisitos técnicos exigidos mundialmente pela American Institute of Certified Public Accountants, Inc. (AICPA), para negócios online.