Internet fica com 47% dos gastos com publicidade
Os gastos globais com publicidade devem crescer 4,6% em 2019, sendo que a internet morde fatias cada vez maiores do bolo total. Segundo a consultoria Zenith, do grupo francês Publicis, a publicidade na internet fica com 47% dos gastos com publicidade neste ano, acima dos 44% do ano passado.
Esse crescimento continua, embora em ritmo mais lento por conta da própria maturidade do mercado. Nas projeções da consultoria, até 2021 a internet vai deter mais da metade da propaganda mundial, concentrando 52% dos gastos globais com publicidade.
“O ano de 2021 será o primeiro de crescimento de um dígito na publicidade online desde 2001, ano em que a bolha da internet estourou”, disse Jonathan Barnard, chefe da área de previsão da Zenith.
A análise é que enquanto as grandes marcas ainda dependem muito da mídia tradicional, as pequenas e médias empresas gastam todos os seus orçamentos em plataformas como o Google e o Facebook. Por outro lado, os grandes anunciantes dedicam, em média, menos da metade de seus orçamentos à publicidade online.
Os gastos globais com publicidade devem aumentar para 28 bilhões de dólares em 2019, disse Zenith, acrescentando que cerca de metade do crescimento seria dos Estados Unidos, ajudado pelo rápido crescimento da publicidade na internet.