Japonesa Docomo mistura faixas de 5G para oferecer 6,6 Gbps
A NTT Docomo sinalizou planos para implantar comercialmente a tecnologia de conectividade dupla New Radio usando três bandas de espectro para fornecer o que afirma ser a taxa de downlink mais rápida do Japão, de até 6,6 Gbps, usando a arquitetura 5G stand alone.
Em um comunicado, a maior operadora do Japão explicou que o recurso, fazendo uso de duas bandas sub-6 GHz (3,7 GHz e 4,5 GHz) e mmWave (banda de 28 GHz), será oferecido inicialmente em zonas específicas dentro das áreas de cobertura com a tecnologia stand alone em Tóquio e Kanagawa a partir de 1º de agosto, com planos de expandir esse alcance.
A Docomo oferece SA como um serviço 5G opcional para determinados smartphones e outros dispositivos móveis sob um contrato de serviço 5G, com usuários exigindo uma assinatura SA, um dispositivo compatível e um cartão SIM compatível. Os serviços devem ser usados dentro de uma área de cobertura do 5G “puro”.
Marc Einstein, analista-chefe da empresa de pesquisa ITR, disse ao Mobile World Live que a Docomo não pode mais competir em preço, especialmente porque a Rakuten Mobile continua agressiva e está crescendo, então o líder de mercado está tentando competir em qualidade.
“Eles queriam implantar o mmWave há muito tempo e, finalmente, sentem que têm os dispositivos certos para implantar amplamente o serviço”, acrescentou.
A empresa alertou que a velocidade declarada é a máxima para envio e recebimento sob um contrato SA 5G e não representa velocidades reais, que variam de acordo com o ambiente de comunicação e o congestionamento da rede.
* Do MWL