Ao discutir a proposta de uma cobrança adicional pelo uso das redes de telecomunicações, a presidente da Associação Brasileira de Internet, Abranet, Carol Conway, ressaltou que essa medida fere diretamente o princípio da neutralidade de rede, pilar fundamental do desenvolvimento da internet no Brasil.
“Sem esse ar que a gente respira, chamado neutralidade, a gente quebra o ciclo virtuoso do ecossistema. Não se trata de cobrar, mas nem de cobrar taxas adicionais. As questões estão equacionadas e em time que está ganhando não se mexe”, afirmou.
Ao tratar do tema no Internet Summit – Conectividade e Inclusão para o Futuro Digital, seminário promovido nesta quarta, 13/11, pela Aliança pela Internet Aberta, Carol Conway lembrou que o ecossistema vai além das empresas de tecnologia que atuam na internet, mas envolve o próprio setor de telecomunicações em um equilíbrio até aqui virtuoso para o desenvolvimento de serviços e aplicações online.
“É o ar que a gente respira. Às vezes, passa o tempo e a gente esquece que é aí que está a veia do ecossistema, não só de tecnologia, mas das telcos também. Afinal, quem contrataria internet sem ter conteúdo de sua vontade para acessar na ponta? Ninguém.”