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Procon-SP multa SBT por propaganda infantil no YouTube

O Procon de São Paulo multou o SBT por publicidade infantil no YouTube. A emissora fez inserções comerciais da marca Dolly às crianças em um canal do YouTube criado para a personagem Juju Almeida, da novela Carinha de Anjo, interpretada pela atriz Maísa Silva. A multa é de R$ 387,36 mil.

A denúncia foi feita pelo programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, ainda em 2017. Em comemoração ao Dia das Mães e ao Dia dos Pais, foram apresentados dois vídeos alusivos à marca Dolly, citada nominalmente pelas personagens, que cantavam o jingle da empresa. Repetidamente, o enquadramento mostrava a mascote Dollynho, o que foi, no entendimento do Procon, proposital para comunicar diretamente com as crianças telespectadoras do canal da Juju, que, na época, contava com mais de 1,2 milhão de inscritos.

Essa não é a primeira vez que o SBT é responsabilizado pela prática de publicidade infantil. Por ter inserido ações de merchandising na telenovela Carrossel, veiculada nos anos de 2012 e 2013, a emissora recebeu multa de R$ 3,5 milhões da Senacon, em 2019, e foi condenada pelo TJ/SP ao pagamento de danos morais coletivos à sociedade no valor de R$ 700 mil. 

* Com informações do Procon


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