Tim Berners-Lee leiloa código-fonte original da World Wide Web
O código-fonte original da World Wide Web, escrito por Tim Berners-Lee em 1989, está à venda na casa de leilões londrina Sotheby’s como parte de um token não fungível (NFT, na sigla em inglês), com lances a partir de US$ 1 mil (R$ 5 mil).
O leilão inclui uma coleção de quatro itens diferentes como um único NFT digital, com “os arquivos com registro de data e hora originais” do código-fonte escrito para o projeto, “uma visualização animada” desse código, uma carta de Tim Berners-Lee sobre o processo e um “poster digital” do código criado por ele. Ao todo, os arquivos representam cerca de 10.000 linhas de código escrito.
Berners-Lee nunca procurou ganhar dinheiro diretamente com sua criação, e a web continua sendo um padrão aberto. O centro de pesquisas de energia nuclear da Europa, ou CERN, a organização de pesquisa para a qual ele trabalhava na época, renunciou a todos os seus direitos sobre a tecnologia e a colocou em domínio aberto em 1993.
Os NFTs são uma forma de propriedade exclusiva para itens apenas digitais e não incluem necessariamente o controle de direitos autorais. Mas nasceram cercados de controvérsias. A principal é sobre o impacto ambiental dos NFTs criados no blockchain Ethereum – estima-se que a pegada de carbono de uma única transação da Ethereum em mais de 14 vezes o envio da impressão artística pelo correio.
* Com informações da BBC