Trump: big techs não são cofrinhos ou capachos e país que cobrar imposto será retaliado
A ameaça foi feita pelo presidente dos EUA. Segundo ele, as empresas mais ricas do planeta são mal tratadas e discriminadas.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou em sua rede social uma nova ameaça contra países que adotarem impostos ou regulações voltadas a serviços digitais. Em mensagem divulgada na noite de segunda-feira, 25/8, Trump afirmou que vai impor tarifas adicionais de importação e restrições à exportação de chips e tecnologias avançadas contra governos que mantenham o que ele chama de medidas “discriminatórias” contra empresas de tecnologia dos EUA.
Segundo Trump, legislações como taxas sobre serviços digitais e regras de concorrência digital têm como objetivo prejudicar companhias dos EUA, ao mesmo tempo em que “dão passe livre às gigantes chinesas do setor”. Ele classificou essa situação como “inaceitável” e disse que ela “deve acabar imediatamente”.
Em que pese serem as empresas mais ricas do planeta, Trump diz que as big techs dos EUA são tratadas como “cofrinhos” ou capachos”. “Coloco todos os países que têm impostos, legislações, regras ou regulações digitais em sobreaviso: a menos que essas ações discriminatórias sejam removidas, aplicarei tarifas substanciais sobre suas exportações aos EUA e restrições de exportação sobre nossa tecnologia e chips altamente protegidos”, escreveu Trump.
