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TV na web: Cresce mercado de streaming gratuito, linear e com propaganda

Do apelo das assinaturas e de um serviço online, para ser visto a qualquer momento, baseado em assinaturas e sem comerciais, os serviços de streaming pela internet estão cada vez mais alimentando a tendência de programação linear suportada por anúncios. 

Segundo aponta a empresa de pesquisa de audiência Nielsen, os serviços gratuitos de televisão com suporte de anúncios (ou FAST na sigla em inglês para free ad-supported straming TV) e a programação e ao vivo se tornaram mais predominantes este ano.

Ao contrário das ofertas de vídeo sob demanda (VOD), os canais FAST geralmente apresentam conteúdo em grades, semelhante aos serviços tradicionais de cabo e satélite com suporte de anúncios: ao vivo e em uma programação. Muitos complementam sua programação programada com conteúdo sob demanda, oferecendo o melhor dos dois mundos.

Nos EUA, os serviços FAST estão ganhando terreno com os espectadores: os três serviços FAST que são relatados de forma independente no The Gauge (Roku Channel, PlutoTV, Tubi) já são responsáveis por mais visualizações por mês do que todas as redes a cabo, exceto as duas principais. Em junho de 2023, esses três serviços capturaram 3,3% do total de visualizações de TV nos EUA.

Além de apresentar ao público uma experiência familiar, semelhante à da TV a cabo, os canais FAST foram criados para serem ajustados rapidamente e acomodar as mudanças na demanda do público. Na verdade, novos canais podem ser desenvolvidos e adicionados rapidamente, especialmente quando as empresas de mídia e outros criadores procuram adicionar novos canais aos serviços existentes.


No final do primeiro semestre, por exemplo, a NBCUniversal anunciou planos para lançar 48 canais FAST no Amazon Freevee e no Xumo Play. Além da programação específica por gênero, a linha incluirá canais dedicados às franquias Saturday Night Live, Top Chef e The Real Housewives.

Dada a velocidade com que os canais FAST podem ser desenvolvidos e lançados, as estatísticas do setor sobre quantos canais FAST existem são constantemente atualizadas. Em junho de 2023, a Gracenote Video Data tinha um registro de mais de 1.400 canais FAST individuais em seu banco de dados, com mais de 1.050 deles disponíveis nos EUA.

Disponíveis para o público por meio de uma conexão com a Internet sem assinatura, os canais FAST são suportados por anúncios e se apoiam em uma tendência que não é muito discutida na imprensa do setor: o apelo da TV clássica. Em comparação com os serviços VOD tradicionais, que normalmente oferecem uma combinação de originais de alto nível e títulos adquiridos de outras fontes, os canais FAST são predominantemente configurados para exibir conteúdo de biblioteca – programação que foi ao ar originalmente em outro lugar (geralmente na TV tradicional).

Do ponto de vista da audiência, a criação de canais com conteúdo adquirido faz sentido. Em maio de 2023, o público dos EUA passou 60% do seu tempo de streaming assistindo à programação adquirida – títulos como Suits, NCIS, S.W.A.T e Grey’s Anatomy, que frequentemente aparecem na lista dos 10 melhores da Nielsen.

Na verdade, Suits quebrou o recorde de audiência semanal de um título adquirido em junho, quando o público assistiu a 3,1 bilhões de minutos do drama entre 26 de junho e 2 de julho, e quebrou o recorde novamente quando o público assistiu a mais 3,6 bilhões de minutos na semana seguinte.

O afastamento precoce do setor dos direitos exclusivos de distribuição de títulos também é um bom presságio para serviços individuais que buscam se beneficiar de títulos populares. O já mencionado Suits, por exemplo, está atualmente disponível para streaming na Peacock e na Netflix, representando uma mudança notável em relação a quando a Netflix pagou para ser a casa exclusiva de streaming de Seinfeld por um período de cinco anos que começou em 2021.

A mesma tendência é verificada no FAST. A Warner Bros. Discovery (WBD) e a MGM, por exemplo, fecharam recentemente um acordo para levar 23 canais FAST para o Amazon Freevee, incluindo Cake Boss e Say Yes to the Dress, que também estão disponíveis no Roku Channel e no Tubi.

Essa tendência de afastamento da exclusividade destaca a imensa importância da experiência do usuário de uma plataforma, especialmente no espaço FAST, onde a grande maioria do conteúdo está disponível em muitos serviços. Embora a personalização e a satisfação das jornadas de descoberta de conteúdo sejam essenciais para o sucesso no espaço FAST, elas são igualmente relevantes em todos os serviços de streaming.

Em junho de 2023, o público dos EUA tinha mais de 1 milhão de títulos de vídeo exclusivos1 para escolher – muito mais do que o carrossel de recomendações de qualquer plataforma pode mostrar. Por esse prisma, fica claro que a experiência do usuário se tornará o ingrediente mais importante para o sucesso nos próximos anos.

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