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Uber, Google, Decolar, OLX: CADE faz Raio-X em 20 anos de concorrência online

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) lanço um estudo atualizado sobre “Mercados de Plataformas Digitais”, com foco novos segmentos nos quais foram identificadas atuações da autarquia.

Foram acrescentados os segmentos de varejo online de produtos agrícolas, varejo online de produtos para animais de estimação, comércio varejista online de bebidas, comércio varejista online de medicamentos, cosméticos e produtos de higiene pessoal, aplicativos de intermediação de fretes rodoviários, plataformas agregadoras de academias de ginástica, aplicativos de cuidados com a saúde, plataformas de distribuição de jogos eletrônicos, plataformas de compartilhamento de veículos para pessoa física (car sharing) e plataformas de entregas de itens de supermercado.

O estudo aponta que o varejo on-line, embora nem sempre possa ser visto como uma plataforma digital, vem ganhando notoriedade com o crescimento de modelos marketplace, ou seja, de plataforma que conecta a oferta com a demanda, reunindo vendedores e compradores em um ambiente virtual. De acordo com a publicação, esse segmento representa a maioria dos atos de concentração analisados pelo Cade entre 1995 e 2023.

Entre 1995 e novembro de 2020, foram notificados 143 atos de concentração relativos ao tema, sendo que aproximadamente 36% deles se referem à publicidade online e 20% são referentes ao varejo online.

Entre 16 de novembro de 2020 e abril de 2023, foram notificados 90 atos de concentração, dos quais 37% se referiam ao varejo online e 10% se referiram a aplicativos de cuidado médico.


Se considerarmos o período de 1995 a abril de 2023, foram notificados 233 atos de concentração. Nesse período, o segmento com mais atos de concentração é o de varejo online (26%), seguido do segmento de publicidade online (24%).

Dos 233 atos de concentração, 224 (96%) foram aprovados sem restrições. Em apenas 3 casos o CADE fez algum tipo de exigência para aprovar. 

Além disso, o Cade analisa turismo online, plataformas de entrega de comida, plataformas de mapas digitais, redes sociais, vídeo sob demanda, intermediação de transporte individual de passageiros por aplicativo, vendas online de ingressos, investimentos financeiros online, classificados online, , busca, publicidade online e comparação de preços, aplicativos para orientação de exercícios físicos, aplicativos de intermediação de serviços domésticos. 

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