Vodafone e Meta se unem para minimizar impacto de vídeos na rede móvel
Bandeira branca? a operadora europeia Vodafone e a Meta (dona do WhatsApp, Instagram e Facebook) firmaram um acordo, definido de longa duraão, para a otimização dos vídeos curtos exibidos pelas plataformas da Meta com o objetivo de minimizar o consumo de dados nas redes móveis da Vodafone. Não há muitos detalhes sobre o acerto entre as partes nem os valores envolvidos.
A Vodafone realizou, em abril, um teste de três semanas no Reino Unido, que segundo a operadora proporcionou uma “redução significativa no tráfego de rede” para o conteúdo da Meta Platforms, embora tenha acrescentado que todos os clientes podem se beneficiar porque também “liberou recursos de rede adicionais” em alguns de seus mais sites 4G e 5G populares.
O chefe da rede do grupo Vodafone, Alberto Ripepi, explica que “a disposição da Meta Platforms em otimizar a entrega de vídeo para suas aplicações abre caminho para um uso mais eficiente dos recursos de rede existentes”. O teste feito no Reino Unido está acontecendo em outros 10 países europeus desde junho em ‘zonas movimentadas como centros comerciais e centros de transportes”.
O Reino Unido parece ter sido o pioneiro, com a Vodafone afirmando que a otimização foi aplicada em dez outros países europeus a partir de junho. A operadora focou-se em zonas movimentadas “como centros comerciais e centros de transportes”.
A Vodafone e a Meta Platforms “estão abertas a trabalhar com todos os intervenientes” para melhorar a eficiência da rede, com a dupla a planear manter o foco em ajudar a aumentar os “serviços digitais”, conservar energia e “manter as aplicações críticas livres de congestionamento”, sustentam as teles.No mês passado, a Ericsson classificou o vídeo como uma das aplicações que mais consomem dados, representando 73% de todo o tráfego móvel no final de 2023.
Fonte: Mobile Live World