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Apagão de TI: GOV.BR não é afetado pela falha. Bancos tradicionais têm sistemas com pane

A Microsoft informa que a causa da pane nos sistemas de TI foi consertada, mas o 365 ainda está sob impacto da falha. Nesta sexta-feira (19), a empresa havia emitido comunicado informando que todos seus serviços haviam sido afetados após uma falha no sistema da Azure, plataforma de computação em nuvem.

O Azure usa uma ferramenta de segurança chamada Falcon, da empresa americana de cibersegurança CrowdStrike que serve para detectar e monitorar possíveis invasões (ações hackers).

O governo brasileiro, por meio de nota, informa que o GOV.BR não foi afetado. “Até o momento não houve registro de incidentes pelos órgãos referentes a esse evento adverso Microsoft. O Ministério da Gestão, por meio do Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital (CISC GOV.BR), está monitorando a situação. “

Ainda aqui no Brasil, alguns bancos tradicionais e digitais estão registrando instabilidade em seus sistemas nesta sexta-feira,19, em consequência do apagão de tecnologia que afeta empresas em vários países.

A Neon informou que seu aplicativo sofreu instabilidade nesta manhã em decorrência da crise global de tecnologia. “O funcionamento dos serviços foi restabelecido e todo o time técnico da Neon continua trabalhando arduamente para minimizar quaisquer impactos para seus clientes”, afirma.


O Nubank informou, em nota, que o único impacto identificado até o momento devido ao apagão virtual global “está na operação dos canais de atendimento ao cliente, levando a um tempo maior do que o habitual nas interações” entre o cliente e a instituição. No mais, o banco afirma que “seus serviços seguem operando normalmente”. Os aeroportos do Brasil em São Paulo, Rio e Brasília não revelaram falhas de sistemas de TI.

* Com agências de notícias

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