Mercado

App usa blockchain para fiscalizar transferências de recursos da União

O aplicativo vencedor do hackaton Desafio +Brasil, que usa blockchain para fiscalizar transferências de recursos da União, foi formalmente doado ao Ministério da Economia, que promoveu o concurso juntamente com a Confederação Nacional dos Municípios. 

O sistema vencedor do Hackathon permite ampliar a agilidade, e dar mais transparência e segurança na prestação de contas das Transferências da União. “Queremos integrar o aplicativo à Plataforma +Brasil, uma vez que ele propiciará maior controle das prestações de contas, que representam um dos principais problemas no ciclo das transferências de recursos públicos da União para estados, municípios e organizações da sociedade civil”, explica o secretário de Gestão do ME, Cristiano Heckert.

O sistema, que utiliza a tecnologia Blockchain, permite a leitura dos códigos de barras (QR Codes) das notas fiscais, de forma que os documentos gerados durante o processo de transferência sejam registrados e armazenados de forma segura, sem possibilidade de alterações futuras. O aplicativo poderá ser utilizado em qualquer ambiente tecnológico e acessado em ambiente internet (web) ou em dispositivos móveis (smartphone e tablet).

* Com informações do ME


Botão Voltar ao topo