Apple monta servidor em nuvem especial para IA
A Apple anunciou nesta segunda-feira (10), durante o evento Worldwide Developers Conference (WWDC), seu novo produto de inteligência artificial (IA), o Apple Intelligence, e uma parceria com a OpenAI para integrar o ChatGPT 4.0 na sua nova plataforma. O Apple Intelligence será integrado na nova versão dos sistemas operacionais para Mac, iPhone e iPad que serão lançados em setembro.
“Trabalhamos para garantir que a tecnologia alcance nossos princípios básicos, que sejam poderosos, intuitivos, integrados com nossos sistemas pessoais e levem a privacidade de dados como prioridade”, disse Tim Cook, diretor-presidente.
O Apple Intelligence terá funcionalidades muito parecidas com plataformas já existentes no mercado, como o Gemini, do Google, como sumarização de textos e geração de imagens. A novidade, segundo a companhia, é que o processamento de dados primário da nova tecnologia será feita exclusivamente pelo próprio processador do aparelho, sem se conectar com um servidor externo.
“Montamos um servidor em nuvem protegido que será utilizado somente para responder a tarefas que necessitem de maior poder computacional e onde não haverá armazenamento de dados”, segundo Craig Federighi, diretor de engenharia da Apple.
Durante o WWDC, a companhia divulgou que o aplicativo da OpenAI — empresa que tem a Microsoft como uma de suas principais acionistas — será o primeiro módulo de IA a ser integrado ao Apple Intelligence.