
Não tem nenhuma área do Bradesco hoje que não tenha alguma utilização para inteligência artificial generativa. A afirmação dita ao Convergência Digital em entrevista em vídeo durante o Febraban Tech 2025 tem como pano de fundo uma plataforma proprietária de inteligência artificial (IA) generativa criada pelo banco com objetivo de acelerar o lançamento de produtos e aprimorar a experiência dos usuários.
“A plataforma Bridge — Bradesco inteligência de dados generativa — garante que a gente está colocando os guardrails, os limites e as interações; são as diretrizes para os vieses para que a inteligência artificial mantenha-se dentro daquilo que a gente de fato acredita e a gente gera um processo constante de aprendizado e aprimoramento”, explicou Juliano Marcílio, diretor-executivo de transformação do Bradesco, em entrevista à CDTV (assista aqui).
Com mais de 3 milhões de clientes e 80 mil colaboradores já impactados por meio da BIA, assistente virtual do banco que utiliza a solução, a Bridge foi desenvolvida sob medida para as demandas da instituição e atua como habilitadora, integrando múltiplas capacidades de IA com foco em segurança, governança e escalabilidade.
Em operação desde abril de 2024, a Bridge contabiliza mais de 200 iniciativas em diferentes áreas do banco e funciona como uma camada de IA integrada ao ecossistema. Por meio de uma interface visual e um conjunto de APIs (interface de programação de aplicações) de simples integração, ela disponibiliza habilidades avançadas de IA generativa, como geração de texto e código, sumarização e classificação e criação de agentes, para serem incorporadas nas aplicações de negócio da instituição financeira. Hoje, clientes e colaboradores utilizam suas capacidades principalmente por meio da BIA.
Em nota à imprensa, Rafael Cavalcanti, diretor de dados e relacionamento com clientes do Bradesco, explicou que a plataforma permite que diferentes áreas acelerem seus processos, automatizem tarefas e melhorem a experiência dos usuários, sem a necessidade de novos desenvolvimentos complexos. “Tudo isso incorporado a um framework de IA responsável que também foi desenvolvido pelo Bradesco contando com a assessoria jurídica do Opice Blum, e está alinhado às regulamentações vigentes, metodologias de referência e governança institucional, que asseguram o uso ético, seguro e responsável da IA”, comentou.
A Bridge conta com uma estrutura multinuvem que opera em diferentes provedores de nuvem ao mesmo tempo para hospedar seus dados e aplicações, a solução se conecta a tecnologias como Microsoft Azure, ServiceNow e Microsoft Power Platform. De acordo com o Bradesco, isso visa a fornecer maior interoperabilidade e integração fluida aos sistemas existentes do banco. Além disso, a Bridge provê uma arquitetura agnóstica, capaz de se conectar, se adaptar e, assim, integrar qualquer modelo de mercado. Atualmente, já estão disponíveis diversos modelos de IA generativa.
Além do atendimento ao cliente, áreas como TI, marketing, ouvidoria, crédito e operações já colhem os frutos da automação e da análise avançada de informações. Embora voltada ao aprimoramento de processos internos, Rafael Cavalcanti explicou que seus benefícios são percebidos diretamente pelos clientes. Segundo ele, a plataforma potencializa os sistemas e canais de atendimento utilizados pelo público.
Um exemplo é a nossa assistente virtual BIA, que emprega a inteligência da Bridge para oferecer interações mais rápidas, precisas e personalizadas. Como resultado, a assistente, utilizando recursos da solução, alcançou uma taxa de resolutividade de aproximadamente 90%. A área de recuperação de crédito também sentiu os efeitos da iniciativa, com ganhos de eficácia nos contatos com os clientes.
Cavalcanti assinala que com a Bridge, o banco dá um passo importante rumo à transformação digital do setor financeiro, colocando a IA generativa no centro da operação, com responsabilidade e foco em escala.
A plataforma é resultado da atuação colaborativa com empresas como a Microsoft, Avanade e Bain & Company, e equipes multidisciplinares de diferentes áreas do Bradesco com expertise em tecnologia, nuvem e consultoria de negócios. Com planos de expansão já em andamento, a Bridge deve incorporar novas funcionalidades ao longo de 2025, ampliando sua atuação para um número maior de clientes e segmentos.