Mercado
BRICS terão grupo sobre regulação da inteligência artificial (IA)
Na reunião dos BRICS em Joanesburgo, na África do Sul, que reuniu as principais economias emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o presidente chinês Xi Jinping anunciou intenções de formar um “grupo de estudo de IA” dentro dos países membros do grupo.
Esta iniciativa visa acompanhar de perto o progresso e o desenvolvimento da tecnologia de IA. Uma das funções do grupo de estudo de IA será catalisar a inovação em IA nos países membros do BRICS. Mais detalhes sobre o projeto deverão ser revelados em um futuro próximo.
O Presidente Chinês sublinhou a importância de criar um quadro robusto de governação e padronização da IA para melhorar a segurança, fiabilidade, controlo e equidade das tecnologias de IA.
“A inteligência artificial (IA) é uma nova área de desenvolvimento. Os países do BRICS concordaram em lançar o Grupo de Estudos de IA do Instituto de Redes Futuras do BRICS em breve. Precisamos de permitir que o Grupo de Estudo desempenhe plenamente o seu papel, alargue ainda mais a cooperação no domínio da IA e intensifique o intercâmbio de informações e a cooperação tecnológica. Precisamos evitar conjuntamente os riscos e desenvolver quadros e normas de governança da IA com amplo consenso, de modo a tornar as tecnologias de IA mais seguras, fiáveis, controláveis e equitativas”, disse Xi Jinping.