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Conselho de IA: ter ou não ter é uma questão que divide as organizações

Uma pesquisa recente do Gartner com mais de 1.800 líderes revela que 55% das organizações possuem um Conselho de Inteligência Artificial (IA). A pesquisa também indica que 54% das empresas têm um responsável por essa tecnologia ou um líder de IA para orquestrar as atividades. 

“As descobertas mostram que as organizações estão divididas quanto à necessidade de um Conselho de IA”, disse Frances Karamouzis, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner. “A resposta é sim, as empresas precisam ter um Conselho de IA para transcender os desafios multidisciplinares, impulsionar o valor e reduzir os riscos. No entanto, a duração, escopo e os recursos são específicos do contexto e dependem do caso de uso. Para alguns, é uma medida temporária. Para outros, é uma mudança de longo prazo no seu modelo operacional.” 

A pesquisa também incluiu 1.808 profissionais que participaram de um webinar do Gartner em junho de 2024, discutindo como os líderes podem avaliar os custos, os riscos e o valor das iniciativas de IA e IA Generativa (GenAI). Os resultados desta pesquisa não representam descobertas globais ou o mercado como um todo. 

A responsabilidade pela Inteligência Artificial está dispersa. Além disso, algumas organizações são descentralizadas, isoladas ou não têm clareza sobre onde as iniciativas de IA devem se situar. Quando questionados sobre quem é responsável pelas iniciativas de IA, apenas um quarto dos respondentes indicou um papel claro. 

“A composição do Conselho de IA deve ter representação de várias disciplinas e unidades de negócios”, explica Karamouzis. “Cabe a cada organização determinar a melhor abordagem para impulsionar a velocidade e agilidade dentro de sua organização, garantindo que o Conselho não se torne ingovernável e improdutivo devido à incapacidade de se reunir ou de alcançar consenso.” 


Quando solicitados a identificar os três principais focos do mandato do Conselho, 26% dos executivos identificaram a governança, e outros 21% indicaram que a estratégia deve ser um dos focos principais. 

“A composição dos membros do Conselho deve alinhar a experiência com o escopo do mandato”, disse Karamouzis. “Os membros do Conselho devem ser executivos de nível sênior e experientes, com fortes habilidades em estratégia e execução, especialmente se tiverem ambições de GenAI.” 

Dos 54% dos executivos que indicaram que suas empresas tinham um responsável por Inteligência Artificial ou um líder de IA, 88% disseram que seu líder de IA não possuía o título de Chief AI Officer (CAIO). 

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