Dell perde receita e reclama da pressão de Trump sobre empresas chinesas
A Dell divulgou nesta sexta-feira, 31/05, uma receita menor que a esperada para o primeiro trimestre, impactada por retração nos negócios com servidores pela primeira vez em 10 trimestres, causada por pressão sobre a demanda na China. E reclamou publicamente das ações desencadeadas pelo governo Trump contra as empresas chinesas.
“Claramente, as tensões entre os EUA e a China são um pouco excessivas nos negócios (de servidores)”, disse Thomas Sweet, vice-presidente financeiro da Dell, a investidores. O resultado é que as vendas para diversos setores da China está caindo por causa da guerra comercial.A receita da unidade de servidores da Dell, o segundo maior negócio da companhia, caiu 8,8%, para 4,18 bilhões de dólares no primeiro trimestre.
Já a receita do Grupo de Soluções de Infraestrutura, que abriga os negócios de servidores, caiu 5%, para 8,20 bilhões de dólares, abaixo das estimativas de analistas de 8,94 bilhões, segundo a FactSet. A receita líquida total da Dell subiu 2,6%, para 21,91 bilhões de dólares nos três meses encerrados em 3 de maio. Em uma base ajustada, a receita de 21,99 bilhões de dólares ficou abaixo da estimativa média de analistas, de 22,24 bilhões, segundo dados da IBIS Refinitiv.
A Dell obteve lucro líquido atribuível à empresa de 293 milhões de dólares no trimestre, comparado a prejuízo de 636 milhões no ano anterior. Excluindo certos itens, o lucro da Dell somou 1,45 dólar por ação no trimestre, superando as expectativas de Wall Street de 1,21 dólar.
Fonte: Agência Reuters