Equatorial Energia contrata IBM para ter IA generativa no multicanal
Terceiro maior grupo de distribuição do Brasil em número de clientes, a Equatorial Energia, que atende a mais de 13 milhões de clientes em sete estados do país- contratou a IA generativa da IBM, com Watsonx, para hiperpersonalizar o atendimento multicanal com a união de IA, voz e URAs.
“Levamos a IA generativa do texto para a voz. O que mais irrita um cliente é um atendimento ruim. A IA vai ter o sotaque de cada estado atendido e será um atendimento regionalizado. Não é mais apenas um padrão”, antecipou o CEO da IBM, Marcelo Braga, em encontro com a imprensa nesta quarta-feira, 29/11, em São Pualo.
“No Grupo Equatorial Energia estamos acelerando bastante a adoção de IA Generativa em nossos processos de negócio. Nosso roadmap de transformação iniciou pelas chamadas da Central de Atendimento, onde entendemos que podemos ter os maiores ganhos de produtividade e também receber muitos insights para melhoria da experiência dos nossos clientes. Estamos impressionados com o poder da tecnologia e como ela vai adicionar valor à nossa Companhia”, comenta Sergio Araújo, Superintendente de Digital, Inovação e Projetos Estratégicos do Grupo Equatorial Energia.
Dentre os principais benefícios do projeto de IA generativa da Equatorial Energia, os destaques são o atendimento personalizado, a agilidade e a precisão de respostas, a disponibilidade de atendimento 24×7, a eficiência operacional e o apoio de uma ferramenta de feedback em tempo real. Dessa forma, a solução de IA generativa permitirá que a Equatorial Energia ofereça um atendimento ininterrupto, mais personalizado, rápido e preciso aos clientes. Além disso, a mitigação de tarefas operacionais permite que os colaboradores possam se dedicar a questões mais complexas e estratégicas.
Onni.ai :US$ 2 milhões para levar IA generativa para a voz
O contrato vem de uma parceria firmada entre a IBM e a Onni.ai – startup de inovação em inteligência artificial (IA) generativa. A Onni.ai é a primeira plataforma com este foco na América Latina e foi construída a partir da tecnologia IBM watsonx, por simplificar o processo de treinamento e a otimização dos projetos, para ajudar a dimensionar e acelerar o impacto da IA com dados confiáveis.
A plataforma Onni.ai também conta com uma estrutura aberta, projetada para se integrar perfeitamente às arquiteturas empresariais já existentes e aos mais diversos sistemas – como CRM, legados e contact center, por exemplo –, independentemente de estarem em ambientes de nuvem ou on-premise.
A startup investiu US$ 2 milhões na criação de um laboratório de IA generativa, em treinamento e em ajustes de Modelos de Linguagem (LLM) especialmente adaptados para soluções de voz – com ênfase na interpretação e no contexto –, em português e espanhol.