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Escolas públicas do Paraná adotam inteligência artificial na sala de aula

Novas ferramentas digitais começam a chegar às salas de aula, mesmo no setor público. Diferentes experiências foram discutidas nesta terça, 11/6, durante o Workshop Cultura Digital, promovido pela Network Eventos em Brasília. 

Um dos casos embleméticos é do Paraná. Lá, o estado já colocou em uso duas ferramentas de inteligência artificial diretamente desenvolvidas e oferecidas para o processo educacional. 

“Temos duas vertentes em soluções de IA. Uma delas em apoio ao professor em sala de aula, para reduzir o trabalho burocrático, e outra de apoio direto ao processo de ensino aprendizagem”, revelou o diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Educação do Paraná, Cláudio Oliveira. 

“Uma delas coloca dentro da plataforma de redação a possibilidade de correção automatizada, por meio de linguagem de inteligência artificial. O professor já recebe a redação corrigida, comentada, e ele faz o feed back de retorno ao aluno, ganhando tempo e produtividade”, contou o diretor de tecnologia da Seed-PR. 

“O outro caso é para apoio ao professor do ensino fundamental, uma ferramenta capaz de avaliar o nível de fluência e leitura do aluno. Seja o aluno em nível iniciante, intermediário ou avançado, consigo por meio de IA, captar o áudio do aluno, seja na leitura de palavras, pseudo palavras, palavras complexas, e dizer em tempo real ao professor qual o nível de leitura desse aluno. E dizer onde está errando, se troca R pelo L, portanto uma ferramenta que permite o replanejamento da aula, da metodologia, com o objetivo que todos os alunos terminem o ano letivo alfabetizados.” Assista a entrevista.


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