Europa aprova controle da Vivendi sobre Telecom Italia
O braço antitruste da Comissão Europeia aprovou o controle da Vivendi sobre a Telecom Italia. A francesa já detém 24% do capital da tele italiana e controla dois terços da diretoria. Em contrapartida, a Vivendi terá que se desfazer da posição majoritária no negócio de mídia e radiodifusão da Telecom Italia.
“De forma a atender preocupações de competição identificadas pela Comissão, a Vivendi se compromete a desinvestir a participação da Telecom Italia na Persidera”, anunciou a CE, referindo-se ao negócio da tele em parceria com o grupo L’Espresso.
A exigência se deve ao temor do órgão antitruste de que a Vivendi poderia cobrar mais pelo acesso às redes de TV digital terrestre diante da participação relevante tanto da Persidera como da Mediaset, do ex-primeiro ministro Silvio Berlusconi, da qual o grupo francês detém 29%. A Telecom Italia detém 70% do capital da Persidera.
A Comissão Europeia ressalta que a concordância não tem influência na posição do regulador italiano de telecomunicações, AGCOM, que determinou à Vivendi que venda participações ou na Telecom Italia ou na Mediaset. Para a AGCOM, a participação cruzada viola regras italianas contra a concentração nos setores de mídia e telecomunicações.
* Da Reuters