Governo adota plataforma em código livre desenvolvida por Barcelona
O governo federal lançou uma ferramenta de participação online para colher sugestões da população em geral sobre políticas públicas que devem constar do novo Plano Plurianual (PPA) para o período 2024 a 2027.
Chamada Brasil Participativo, a ferramenta se baseia na plataforma Decidim (‘decidimos, em catalão), lançada em 2017 pela Câmara Municipal de Barcelona, de código aberto, mantida e desenvolvida pela comunidade de usuários – por aqui, a Decidim-Brasil. Também houve apoio da Dataprev e da Universidade de Brasília (UnB).
Por meio da ferramenta podem participar da consulta tanto os cidadãos individualmente quanto entidades da sociedade civil organizada, mas é necessário ter conta Gov.br, em qualquer dos níveis de assinatura – bronze, prata ou ouro). O período de contribuições começa nesta quinta, 11/5, e vai até 10/7.
Na plataforma é possível priorizar até três programas de governo, sugerir até três propostas de políticas públicas para os próximos quatro anos e também votar em até três outras sugestões apresentadas por meio da ferramenta digital.