Governo quer cidades de mais de 300 mil habitantes na rede Gov.br até dezembro
Trezentos municípios já fazem parte da Rede Nacional de Governo Digital (Rede GOV.BR). O número foi alcançado nesta quinta-feira (22) com a adesão de Canelinha, cidade com 12.553 habitantes localizado em Santa Catarina. A adesão foi totalmente digital, utilizando a Plataforma da Rede GOV.BR.
A Rede GOV.BR, criada em 2019, é um amplo ecossistema que oferta soluções e iniciativas direcionadas a apoiar os governos em seus diferentes níveis e esferas. O objetivo é ampliar a troca e o compartilhamento de experiências, tecnologias e metodologias na transformação digital de serviços públicos.
Ao aderir à Rede GOV.BR, os municípios e estados são beneficiados, de forma gratuita, a acessar ferramentas, metodologias e produtos que facilitarão a oferta de serviços digitais aos cidadãos. Alguns desses benefícios incluem: login único, assinatura eletrônica e prova de vida digital, todos produtos GOV.BR.
A adesão é totalmente digital, e permite ao município acessar uma ferramenta de autodiagnóstico e de elaboração de plano de ação para a transformação digital. Isto permite conhecer o estágio de maturidade digital do governo municipal e identificar oportunidades de melhoria e aceleração do processo de transformação, além da possibilidade de pleitear crédito junto a parceiros financiadores de forma mais estruturada, a partir do plano de ação.
A Estratégia de Governo Digital do Governo Federal prevê a coordenação da Rede GOV.BR pela Secretaria de Governo Digital (SGD) como uma das ações para impulsionar a transformação digital no Brasil. Nos meses de abril e maio, a Rede mostrou avanço acentuado com mais de 100 novas adesões e com a expectativa de que, até o final do ano, todas as capitais brasileiras e cidades acima de 300 mil habitantes possam compor a rede. A adesão dos municípios pode ser realizada eletronicamente neste endereço.