Intel encerra produção de chip e dá adeus ao sonho de mineração de criptomoedas
A Intel anunciou nesta terça-feira, 18/04, a produção de chips para mineração de bitcoin, um ano depois de anunciar a entrada no negócio. A derrocada veio com a falência e com a queda do mercado de criptomoedas. Intenção da fabricante é parar de receber os pedidos da série, batizada de Blockscale, até o dia 20 de outubro e encerrar o envio até o dia 20 de abril de 2024. Á época do lançamento, a Intel chamava o chip como um “acelerador de blockchain”.
“Como priorizamos nossos investimentos em IDM 2.0, desativamos o Intel Blockscale 1000 Series ASIC enquanto continuamos a oferecer suporte a nossos clientes Blockscale”, disse um porta-voz da empresa. IDM 2.0 é a estratégia da Intel de terceirizar sua fabricação de chips para clientes externos, enquanto continua a aumentar sua própria produção de chips menores e mais rápidos.
A Intel disse que continuará a “monitorar as oportunidades de mercado” no espaço das criptomoedas. Argo Blockchain, Block Inc, Hive Blockchain Technologies e GRIID Infrastructure foram os primeiros clientes da Intel para os chips, agora retirados da linha de produção.