Internet puxa serviços de TICs em 2022, telecom cai 6,7%
Com o avanço de 3,1% do volume de serviços, de novembro para dezembro, o acumulado no ano de 2022 foi de crescimento de 8,3%, com quatro das cinco atividades de divulgação apontando taxas positivas e crescimento em 62,7% dos 166 tipos de serviços investigados.
A contribuição positiva mais importante ficou com o ramo de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (13,3%). Os demais avanços vieram de serviços profissionais, administrativos e complementares (7,7%); de prestados às famílias (24,0%); e de informação e comunicação (3,3%).
No campo de informação e comunicação, o IBGE aponta que o desempenho positivo é explicado, principalmente, por portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na Internet; tratamentos de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na Internet; consultoria em tecnologia da informação; desenvolvimento e licenciamento de softwares.
Nos destaques negativos do IBGE, telecomunicações, com e sem fio, e operadoras de TV por assinatura por satélite. Além disso, a pesquisa de Serviços mostra que telecomunicações é o setor mais distante (-11,2%) do nível em que se encontrava na pré pandemia (fevereiro de 2020). Vale mencionar, no entanto, que telecom vem em trajetória de queda desde 2014 e ao longo de todo esse período acumula recuo de 22%.
Em dezembro, no que o IBGE listou no campo negativo, os serviços de informação e comunicação caíram pelo segundo mês consecutivo (-2,2%), acumulando perda de -2,9% no período, após sequência de quatro taxas positivas (entre julho e outubro), período em que havia acumulado um ganho de 5,1%.