MCom faz consulta pública por política nacional de data centers
Iniciativa em conjunto com MDIC e Fazenda discute infraestrutura, nuvem, serviços e conectividade

O Ministério das Comunicações lançou nesta terça, 19/8, uma Tomada de Subsídios para construir uma Política Nacional de Data Centers. A consulta fica aberta até 29 de setembro, por meio da plataforma Participa + Brasil.
A iniciativa envolve também o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e o Ministério da Fazenda, e busca embasar a formulação de uma política pública abrangente para o setor, considerado estratégico para a soberania digital, a inovação tecnológica e a transformação digital do Brasil.
A tomada de subsídios aborda diferentes tipos de infraestrutura, incluindo data centers corporativos, colocation, hiperscalares de computação em nuvem e edge computing, que aproximam os serviços dos usuários e permitem aplicações de baixa latência, como carros autônomos, telemedicina e Internet das Coisas.
O debate aborda, ainda, conectividade, sustentabilidade, segurança e governança, além de questões como padrões de qualidade, localização estratégica, capacitação de profissionais e integração com outras políticas públicas já em andamento, como a Estratégia Nacional de Inteligência Artificial, a Política Nacional de Cibersegurança e a Estratégia de Governo Digital.
O MCom orienta que os participantes apresentem dados, evidências e referências nacionais ou internacionais que possam contribuir para a construção da política, além de sugerir ações governamentais que previnam riscos e ampliem oportunidades. Também será possível encaminhar comentários e propostas sobre temas não contemplados nas perguntas oficiais.
As contribuições devem ser enviadas até 29 de setembro. Dúvidas podem ser direcionadas ao e-mail: [email protected].