MEC lança assinatura eletrônica para alunos, professores e técnicos federais
O Ministério da Educação anunciou nesta quarta, 24/3, que vai emitir uma assinatura eletrônica para alunos, professores e funcionários das universidades e institutos federais de ensino. Chamada de Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa, ou ICPEdu, trata-se de uma identificação online com nível equivalente às assinaturas avançadas, gerenciada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, RNP.
“O ICPEdu pode ser usado como chave de acesso a sistemas, como alternativa mais segura a login e senha e se alinha à estratégia digital do governo federal, viabilizando serviços acessíveis a qualquer hora e a custo menor”, destacou o ministro Milton Ribeiro, durante o lançamento.
Segundo apontou o subsecretário de tecnologia do MEC, André Castro, um dos primeiros impactos será a possibilidade de matrícula 100% digital nas 69 universidades e 41 instituições federais de educação profissional, científica e tecnológica. Mas o sistema, na prática, também implica da integração desse universo no ambiente de identificação online do governo federal.
“Entender o aluno ao longo de sua jornada estudantil passa por um processo robusto de identificação e integridade das informações, também endereçando a integração com o Gov.Br. E destaco a importância de uma ação integrada entre a rede federal, estados e municípios, pois há muita informação pulverizada”, afirmou Castro.
O secretário de governo digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, igualmente ressaltou que o sistema de emissão gratuita de assinaturas avançadas para as instituições federais de ensino agrega a ferramenta nacional de serviços públicos.
“O ICPEDu está alinhado à identidade digital do Gov.br, que já é o quinto maior portal de governo do mundo, já tem identificação de 96 milhões de brasileiros e hoje agrega mais esse produto, que traz estudantes, funcionários das universidades e instituições de ensinos e também os docentes para a plataforma digital”, disse