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Milton Maluhy, CEO do Itaú Unibanco: “IA é meio e não fim”

“A inteligência artificial é a próxima revolução tecnológica, mas ela é um meio e não um fim em si mesmo”, ressaltou Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú Unibanco desde fevereiro de 2021, ao participar do painel de abertura do Febraban Tech 2024, nesta terça-feira 25/6, em São Paulo.

Maluhy destacou o papel dos dados para implementar IA e falou da decisão do banco em modernizar suas plataformas em vez de criar um banco digital.  “Lá atrás, quando olhávamos para o banco, o dilema era: monto um banco digital ao lado ou enfrento a modernização no banco grande para aprender a fazer? Isso porque toda a tecnologia vira legado algum tempo depois, então,, tem de aprender a lidar com o legado”, justificou.

E foi o que o Itaú Unibanco fez. Investiu em formar os funcionários para lidar com o legado e saber se reinventar todos os dias. “Estamos fazendo quase 20 mil mudanças em produção, isso é entregar valor mais rapidamente para o cliente. Temos um olhar cross, com uma visão de jornada, uma visão de cliente”, disse. 

A modernização da plataforma de gestão de dados, por exemplo, está chegando agora em um momento de capturar o máximo da inteligência artificial. “A IA chegou em um momento que estamos com as plataformas modernizadas. Ir para cloud é ter a plataforma reescrita e ter todos os dados em nuvem”, assinalou. Atualmente, o banco concluiu 70% da modernização prevista da plataforma.

Para além da mudança tecnológica, o CEO enfatizou a importância de uma mudança cultural, na qual todos precisam entender de tecnologia e dados para que a instituição financeira evolua na velocidade que mundo e cliente estão exigindo. “A IA vai criar novas soluções, empregos e modelos de negócios.” 


Na visão do Itaú Unibanco, são os dados o agente principal para potencializar a inteligência artificial e o desenvolvimento tecnológico em cima dela. Outro elemento é estabelecer a cultura dentro da organização. “Temos de organizar bem os dados para maximizar seu uso. Dados e cultura são os pilares que temos trabalhado para ter uma organização centrada no cliente”, destacou.

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