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Modelos mais baratos puxam alta de 26% na venda de smartphones na América Latina

O mercado de smartphones na América Latina cresceu 26% no primeiro trimestre de 2024, para 34,9 milhões de unidades. Segundo a Canalys, isso marca o terceiro trimestre consecutivo de crescimento de dois dígitos.

A Samsung manteve a posição de liderança, apoiada pelas fortes vendas da sua série A, mais econômica, com um aumento de 6% para 11,1 milhões de unidades. A Motorola manteve a segunda posição com um crescimento modesto de 1%, atingindo 5,9 milhões de unidades.

Xiaomi, Transsion e Honor também demonstraram taxas de crescimento robustas de 45%, 215% e 293%, respectivamente, solidificando as suas posições entre os cinco principais fornecedores com vendas de 5,3 milhões, 3,4 milhões e 2,6 milhões de unidades.

Na América Latina, os recursos e capacidades de inteligência artificial são cada vez mais essenciais nas estratégias de marketing de smartphones, mas a predominância de smartphones de preços mais baixos representa um desafio único.

Embora os recursos avançados de IA generativa sejam fundamentais para as estratégias de marketing e produtos para dispositivos de última geração, essas tecnologias demoram mais para se tornarem acessíveis nos segmentos de mercado de médio a baixo custo que dominam a região. No primeiro trimestre de 2024, por exemplo, apenas 7% dos smartphones vendidos tinham preços iguais ou superiores a 800 dólares, enquanto substanciais 82% custavam menos de 400 dólares.


“A melhoria das condições econômicas, juntamente com níveis de inventário de canais mais saudáveis ​​e um ciclo de atualização para dispositivos adquiridos durante a pandemia, desempenharam um papel crucial na sustentação do impulso de crescimento do mercado latino-americano de smartphones”, disse Miguel Perez, consultor sénior da Canalys.

Segundo a consultoria, esse desempenho positivo da procura por aparelhos é generalizado, com nove dos dez principais fornecedores registrando crescimento anual significativo no primeiro trimestre de 2024. Particularmente notável é o forte desempenho nos segmentos de preços baixos a médios, onde os modelos mais vendidos incluem os modelos de baixo custo da série A, da Samsung, os Redmi da Xiaomi e a série G da Motorola.

“A intensa concorrência não só beneficia os consumidores, oferecendo uma variedade de opções, mas também incentiva os fornecedores a inovar e a distinguir-se, à medida que se preparam para uma potencial desaceleração do mercado. Estratégias como a abertura de mais lojas de marca, o aprimoramento das plataformas de vendas on-line e a expansão da presença em locais físicos de varejo são fundamentais à medida que os fornecedores se esforçam para se destacar em um mercado lotado”, aponta o levantamento.

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