Mercado

Na crise da OpenAI, Microsoft vira a ‘dona’ do ChatGPT?

Sam Altman, que foi demitido do cargo de CEO da OpenAI na última sexta-feira (17), vai trabalhar na Microsoft liderando uma equipe de pesquisa em Inteligência Artificial (IA), disse o presidente-executivo da companhia, Satya Nadella, nesta segunda (20).  Greg Brockman, que se demitiu da presidência após a saída de Altman, também ingressará na Microsoft. Os dois são fundadores da OpenAI, que ganhou a atenção do mundo com a criação do ChatGPT, o “robô conversador” treinado com inteligência artificial.

A Microsoft é a principal patrocinadora da empresa do ChatGPT. Em janeiro, a empresa criada por Bill Gates investiu US$ 10 bilhões na criadora do ChatGPT. Sadella assegurou que a contratação desse time para ter uma equipe de IA generativa própria não muda os planos e assegurou que a Microsoft está ‘comprometida’ com a sua parceria com a OpenAI. Mas a verdade é que o mercado sinaliza que a jogada é altamente estratégica e coloca a Microsoft passos à frente da rival AWS e do Google na briga dos titãs da nuvem pelo domínio também na IA generativa. Se na nuvem, a MS chegou atrasada, em IA parece, agora, estar à frente dos seus concorrentes. 

“Estamos ansiosos para conhecer Emmett Shear (co-fundador do site de streaming TWitch) e a nova liderança da Open AI, e trabalhar com eles”, postou o comandante da Microsoft, em claro sinal de bandeira branca. “E estamos muito animados para compartilhar que Sam Altman e Greg Brockman, juntamente com colegas, vão se juntar à Microsoft para liderar um time de pesquisa avançada em inteligência artificial.” O discurso moderado de Sadella disfarça o tsunami que está varrendo o mercado de IA generativa.

Tsunami

A OpenAI surpreendeu ao anunciar a demissão de Sam Altman e sua saída do conselho da empresa na última sexta-feira, 17. O comunicado da decisão continha duras críticas ao executivo, afirmando que, após uma investigação, a diretoria concluiu que Altman “não era consistentemente sincero nas suas comunicações com o conselho, prejudicando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades”. A decisão provocou uma revolução interna. Vários especialistas relevantes, entre eles, Greg Brockman, saíram da OpenAI em solidariedade ao ex-CEO.


O substituto de Altman, Emmett Shear, chegou ao cargo revelando que vai contratar um investigador independente para apurar as circunstâncias da demissão de Altman, e prometeu reformar a equipe de gestão nos próximos 30 dias. Altman é um dos cofundadores da OpenAI junto com o bilionário Elon Musk. A companhia foi criada em 2015 como uma iniciativa sem fins lucrativos, mas, em 2019, foi restruturada e passou a levantar capital de investidores.

A OpenAI chamou atenção do mundo em 2022 com o robô conversador ChatGPT e o robô desenhista DALL-E. As ferramentas se tornaram fenômeno e atraíram empresas como a Microsoft.

*Com agências internacionais

Botão Voltar ao topo