InternetMercado

No Brasil, visitas ao X, ex-Twitter, crescem 462,8%. You Tube lidera, mas caiu 26,7%

Levantamento foi feito pela Semrush, com dados de 2024. TikTok e Reddit estão em alta. Mas LinkedIn, Snapchat e Instagram registraram queda.

As visitas do X (antigo Twitter) aumentaram 462,8% no último ano no Brasil, com média mensal de mais de 151 milhões de visitas em 2024, de acordo com um levantamento exclusivo da Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online.

“O aumento nas visitas do X no Brasil em 2024 ocorre, inclusive, pela própria polêmica que a rede passou durante o ano no Brasil. Isso trouxe mais atenção ao site e também revelou que outras redes não conseguem, ainda, entregar a mesma experiência que o X com debates e interações rápidas e polêmicas”, explica Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil.

Além do X, em 2024, plataformas como o TikTok e o Reddit também se destacaram com crescimento ou estabilidade. O TikTok manteve uma média mensal de 150 milhões de visitas, devido ao seu constante aprimoramento de recursos interativos e relevância entre os jovens. Já o Reddit teve um aumento expressivo de 46,3%, passando de 77 milhões para mais de 110 milhões de visitas, impulsionado pelo engajamento em comunidades de nicho e discussões em tempo real.

“O Reddit pode se consolidar no Brasil como já ocorre em outras regiões, sendo uma das principais redes para debates e compartilhamento de informações sobre diversos tópicos em comunidade, com pouca ou nenhuma presença comercial de marcas”, conta Erich Casagrande.

Em contrapartida, sites como Snapchat, Youtube, LinkedIn, Pinterest e Instagram tiveram quedas em suas visitas no último ano. “O que mais chama atenção aqui é a queda do YouTube, um dos mecanismos de pesquisa mais relevantes junto ao Google. Um dos possíveis fatores para essa redução é a crescente presença do TikTok entre as gerações mais jovens. No entanto, o volume e a relevância do YouTube ainda permanecem significativos”, completa Erich.


Confira a lista com o Top 10 das redes sociais e volume de tráfego no Brasil:

YouTube – 3,27 bilhões de visitas mensais (-26,7%)
Instagram – 558 milhões de visitas mensais (-6,1%)
TikTok – 151 milhões de visitas mensais (+4,4%)
X (antigo Twitter) – 131 milhões de visitas mensais (+462,8%)
Reddit – 86 milhões de visitas mensais (+46,3%)
LinkedIn – 75 milhões de visitas mensais (-26,7%)
Pinterest – 72 milhões de visitas mensais (-16,5%)
Bluesky (bsky.app / aplicativo chinês que veio para substituir o X) – 6,9 milhões de visitas mensais (+3.971,7%)
Snapchat – 814 mil visitas mensais (-48,1%)
Bilibili (maior comunidade de anime, quadrinhos e games do Sudeste Asiático) – 351 mil visitas mensais (+8,4%)

No começo de 2024, o Snapchat começou com mais de 1.2 milhões de visitas, mas terminou com menos de 650 mil, refletindo uma grande perda de usuários. Apesar de sua popularidade em países da América do Norte e Europa, no Brasil a plataforma enfrenta uma forte diminuição no engajamento.

Essa queda se deve, principalmente, à concorrência do Instagram Stories, que conquistou grande parte do público, e possivelmente à falta de inovação na plataforma. Além disso, um redesign controverso afetou a experiência do usuário, enquanto outras redes sociais evoluíram para atender melhor ao público brasileiro.

Botão Voltar ao topo