NTT Data vai às compras e adquire SPRO IT, especializada em SAP
Negócio é voltado para agronegócio. Os valores da transação não foram revelados pelas partes.

A NTT DATA, especializada em serviços de TI para a plataforma SAP, comprou a SPRO IT Solutions, parceira SAP no setor de agronegócio no Brasil. Os termos da aquisição foram finalizados entre as empresas e a conclusão do negócio se dará após aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Os valores da transação não foram revelados pelas partes.
Desde 2008, a SPRO vem se consolidando como referência nacional em soluções SAP para o agronegócio e a indústria de alimentos, com expertise em projetos que abrangem as principais cadeias produtivas do setor – como originação de grãos, proteína animal, insumos agrícolas, sementes, varejo e biocombustíveis. Atendendo cooperativas, agroindústrias, sementeiras e tradings em todo o país, a empresa promove uma integração inteligente entre todos os elos do agronegócio, do campo ao consumidor final. Como SAP Gold Partner, a SPRO atua em parceria com grandes players globais de tecnologia, como SAP, AWS, Microsoft e Google, acelerando a digitalização estratégica de seus clientes e consolidando-se como uma das principais referências em inovação aplicada ao agronegócio brasileiro.
“O Brasil está entre os dez maiores mercados globais de serviços de TI, com o agronegócio exercendo um papel de destaque em diversas regiões do país. Ao receber a SPRO em nossa organização, estamos não apenas fortalecendo nossa atuação em SAP em um setor estratégico, mas também reafirmando nosso compromisso com a inovação e o crescimento sustentável na região. A sólida experiência da SPRO e seu relacionamento próximo com os clientes nos permitirão entregar ainda mais valor e acelerar a execução da nossa estratégia global”, afirma Norbert Rotter, CEO da NTT DATA Business Solutions AG.
A SPRO é especializada em impulsionar a transformação digital de ponta a ponta no agronegócio, oferecendo uma plataforma completa de software e serviços que promovem eficiência operacional, governança e sustentabilidade produtiva. Com atuação nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte – onde se concentram os principais players do setor – a empresa se consolida como referência em tecnologia para o agronegócio. Atualmente, disponibiliza soluções próprias na SAP Store e acumula diversas certificações e reconhecimentos, como o SAP Delivery Excellence Award, que reforçam sua liderança, credibilidade e compromisso com a inovação.
“Esta aquisição abre novas oportunidades de cross-selling e upselling, ao combinar os pontos fortes de ambas as organizações. A SPRO passará a integrar nosso centro global de excelência, promovendo a troca de conhecimento e impulsionando ganhos de produtividade. O agronegócio é um dos pilares da economia brasileira, representando cerca de 29,4% do PIB nacional e sendo responsável por uma parcela significativa das exportações do país. Com a expertise da SPRO em SAP para as principais cadeias produtivas do agro e a colaboração global com as demais unidades da NTT DATA, ampliaremos ainda mais nossa capacidade de entregar soluções inovadoras e acelerar nossa expansão internacional”, afirma Ricardo Fachin, Managing Director da NTT DATA Business Solutions Brasil.
Almir Miguel Meinerz, CEO da SPRO, comenta: “Com mais de 350 colaboradores, nossa missão sempre foi impulsionar a inovação tecnológica no agronegócio, transformando dados em inteligência e trazendo resultados concretos para nossos clientes. A integração à NTT DATA representa um marco importante para a SPRO, para nosso time e para todo o ecossistema de clientes e parceiros que construímos ao longo de 17 anos. Estamos entusiasmados com as novas oportunidades de desenvolver soluções conjuntas para clientes SAP, expandir as soluções já reconhecidas pelo mercado e acelerar nosso crescimento, tanto no Brasil quanto em mercados internacionais”.
A aquisição da SPRO adicionará 70 clientes à carteira da NTT DATA. A empresa se tornará uma subsidiária da NTT DATA no Brasil e operará como uma empresa independente após a aquisição, usando a marca “SPRO, an NTT DATA Company”.





